quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como ajudar um jovem na inserção ao mercado de trabalho

Essa é uma sugestão para atividades com jovens que encontrei no site da: Juventude Batista. Trata-se de um seminário que visa a inserceção no jovem no mercado de trabalho. Boa leitura.
Seminário: Mercado de Trabalho

Alguns jovens estão num período da vida totalmente inseridos no dilema: “profissão”. Passaram a adolescência estudando e decidindo que carreira tomar. Agora é hora de executar suas decisões. Um seminário sobre o assunto será de grande interesse e vai movimentar a galera.

Esse seminário pode acontecer no sábado à tarde, para que um grande grupo de pessoas possa participar. Capriche na propaganda, prepare cartões-convite para entregar aos jovens.


O ideal é convidar pessoas envolvidas com a área (recursos humanos, liderança, administração, empresários, profissionais etc.) e que tenham experiência para falar em público.

Sugestão de Programa:
14h – Abertura: Devocional: Comece o seminário com um pequeno e breve devocional, que esteja dentro do assunto, como: ser servo, humildade, trabalho, valores etc.
14h10 – Preleção: “O Mercado de Trabalho Atual – Reconhecendo-o”: Convide alguém para falar sobre o atual mercado de trabalho, suas tendências para o presente e o futuro, o que ele está exigindo do profissional. Será uma explanação geral. Lembrando que a pessoa que for falar deve estar envolvida com a área, para que a palestra possa ser rica e produtiva.
15h10 – Divisão em grupos de interesse: De acordo com a demanda de jovens de sua igreja, prepare pequenos grupos de interesse. Escolha temas que despertem o interesse dos jovens. Convide pessoas preparadas para falar sobre cada um.

Cada grupo deve ter até 10 a 15 pessoas no máximo, para que seja mais proveitoso.

Sugestões de assuntos para os pequenos grupos:

- “Liderança no Mercado de Trabalho”

- “Profissionais bem sucedidos – Exemplos bíblicos”
- “Passos na carreira profissional”
- “Novos cursos de graduação”
- “Acabei minha graduação e agora?”
- “Passos que ajudam na formação do profissional”
- “Discussão sobre o estilo de liderança de Jesus”
- “Ganhar dinheiro ou ser realizado profissionalmente?”
- “Meu primeiro emprego. Sou estagiário!”
- “Vida pessoal x vida profissional x vida com Deus”
- “Dicas de etiqueta no trabalho”
- “Sinto Deus me chamando. Ministério é o meu trabalho?”
- “Parei de estudar a muito tempo. E agora?”
- “Arte, música e cultura dá dinheiro?”
16h30 – coffebreak (Fornecido pela igreja)- Prepare um lanche bem gostoso para a turma. Tente fazer as coisas de uma forma bem profissional e organizada, excelência é a palavra. Faça o jovem se sentir numa palestra de grandes empresas. Afinal, estamos no mais importante empreendimento do mundo, a igreja!
16h45 – Mesa redonda com profissionais que já estão no mercado de trabalho.
Convide profissionais da igreja, empresários, líderes, para participar de um debate com os jovens. Peça a cada um para contar sua história, o porquê de ter escolhido a profissão que exerce e abra para perguntas. Tenha um moderador e deixe perguntas prontas para os convidados, evitando o silêncio. Esse deve ser um momento de um descontraído bate papo, ao estilo “fala garoto”.
18h – Encerramento: Encerre com um momento de oração pela vida profissional de cada jovem presente.
Este evento pode ser divulgado também fora da igreja. Leve seus jovens a trazerem pessoas não crentes, mas que tem o interesse de participar. É uma ótima oportunidade de testemunhar e integrar novas pessoas a igreja, mostrando que a mesma está interessada em ajudar na formação pessoal de seus membros. Isso chama muita atenção!

Jesus em minha vida.

Como este é o meu primeiro artigo no blog, achei por bem contar um pouco da minha vida com Cristo.

Sou nascida e criada em um lar evangélico, meu pai foi um Pastor, felizmente Deus já o chamou para o seu lado. Lembro que na época da sua morte, por volta dos meus dezessete anos, eu questionava a Deus o por quê, minha família passou por muitas provações.

Minha mãe entrou em depressão, algumas brigas aconteceram na minha família... minha vida de certa forma desestruturou. Na igreja local onde nasci e cresci fundada por meu pai, também passou por momentos muito difíceis hoje ela se encontra fechada.

Agora sou membro de outra igreja, na qual me identifiquei muito. Lá encontrei várias pessoas que mesmo sem saber me ajudaram a cuidar de algumas feridas que ainda estavam abertas, sinto que hoje com toda a certeza essas feridas estão curadas.

Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida, e digo com muita convicção: "A comunhão com os salvos é uma das coisas fundamentais na vida de um salvo".

Eu tenho essa comunhão na minha igreja e por ela que faço este blog, nós o Jovens da 1º Igreja Batista do Ambaí estamos com vários propósitos para esse ano e um deles é realizar novamente os cultos dos jovens, nessa retomada já criamos nosso slogan que é: Quer ser salvo me pergunte como? O culto dos jovens está com data prevista para 28 de agosto, estamos ansiosos para esse dia... e é claro toda essa expectativa e preparação será contada para vocês. Afinal de contas nós os eleitos do Senhor temos que dividir nossos bons frutos.

"E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele". ICorintíos 9:23.