quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como ajudar um jovem na inserção ao mercado de trabalho

Essa é uma sugestão para atividades com jovens que encontrei no site da: Juventude Batista. Trata-se de um seminário que visa a inserceção no jovem no mercado de trabalho. Boa leitura.
Seminário: Mercado de Trabalho

Alguns jovens estão num período da vida totalmente inseridos no dilema: “profissão”. Passaram a adolescência estudando e decidindo que carreira tomar. Agora é hora de executar suas decisões. Um seminário sobre o assunto será de grande interesse e vai movimentar a galera.

Esse seminário pode acontecer no sábado à tarde, para que um grande grupo de pessoas possa participar. Capriche na propaganda, prepare cartões-convite para entregar aos jovens.


O ideal é convidar pessoas envolvidas com a área (recursos humanos, liderança, administração, empresários, profissionais etc.) e que tenham experiência para falar em público.

Sugestão de Programa:
14h – Abertura: Devocional: Comece o seminário com um pequeno e breve devocional, que esteja dentro do assunto, como: ser servo, humildade, trabalho, valores etc.
14h10 – Preleção: “O Mercado de Trabalho Atual – Reconhecendo-o”: Convide alguém para falar sobre o atual mercado de trabalho, suas tendências para o presente e o futuro, o que ele está exigindo do profissional. Será uma explanação geral. Lembrando que a pessoa que for falar deve estar envolvida com a área, para que a palestra possa ser rica e produtiva.
15h10 – Divisão em grupos de interesse: De acordo com a demanda de jovens de sua igreja, prepare pequenos grupos de interesse. Escolha temas que despertem o interesse dos jovens. Convide pessoas preparadas para falar sobre cada um.

Cada grupo deve ter até 10 a 15 pessoas no máximo, para que seja mais proveitoso.

Sugestões de assuntos para os pequenos grupos:

- “Liderança no Mercado de Trabalho”

- “Profissionais bem sucedidos – Exemplos bíblicos”
- “Passos na carreira profissional”
- “Novos cursos de graduação”
- “Acabei minha graduação e agora?”
- “Passos que ajudam na formação do profissional”
- “Discussão sobre o estilo de liderança de Jesus”
- “Ganhar dinheiro ou ser realizado profissionalmente?”
- “Meu primeiro emprego. Sou estagiário!”
- “Vida pessoal x vida profissional x vida com Deus”
- “Dicas de etiqueta no trabalho”
- “Sinto Deus me chamando. Ministério é o meu trabalho?”
- “Parei de estudar a muito tempo. E agora?”
- “Arte, música e cultura dá dinheiro?”
16h30 – coffebreak (Fornecido pela igreja)- Prepare um lanche bem gostoso para a turma. Tente fazer as coisas de uma forma bem profissional e organizada, excelência é a palavra. Faça o jovem se sentir numa palestra de grandes empresas. Afinal, estamos no mais importante empreendimento do mundo, a igreja!
16h45 – Mesa redonda com profissionais que já estão no mercado de trabalho.
Convide profissionais da igreja, empresários, líderes, para participar de um debate com os jovens. Peça a cada um para contar sua história, o porquê de ter escolhido a profissão que exerce e abra para perguntas. Tenha um moderador e deixe perguntas prontas para os convidados, evitando o silêncio. Esse deve ser um momento de um descontraído bate papo, ao estilo “fala garoto”.
18h – Encerramento: Encerre com um momento de oração pela vida profissional de cada jovem presente.
Este evento pode ser divulgado também fora da igreja. Leve seus jovens a trazerem pessoas não crentes, mas que tem o interesse de participar. É uma ótima oportunidade de testemunhar e integrar novas pessoas a igreja, mostrando que a mesma está interessada em ajudar na formação pessoal de seus membros. Isso chama muita atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário