sábado, 25 de julho de 2015

Interpretando Música: Raridade.

Antes quero dizer que a música é linda e inspiradora, Anderson Freire sempre foi um excelente compositor e suas letras são recheadas de muita emoção.
Hoje o Interpretando Música vem com uma crítica, não a música em si, porém a forma como as pessoas em geral a interpreta. Já vi essa um música sendo usada para homenagear  pessoas e também para digamos " tirar pessoas da deprê", sei que existe uma linha de raciocínio e também preocupação de diversos pensadores, pastores, músicos, blogueiros entre outros, relacionada inúmeras músicas que só falam do "eu", porém não quero tratar disso, quero refletir com vocês de forma mais detalhada sobre a proposta desta música. Let's go!

Raridade.
Algo que não é comum, que não acontece frequentemente.

Não consigo ir além do teu olhar, tudo o que eu consigo é imaginar a riqueza que existe dentro de você.
Em Jeremias 17:10, Deus nos revela que Ele é o único capaz de avaliar o ser humano com inteireza e justiça, logo, ninguém além dEle poderá fazer isto. Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins...

O ouro eu consigo só admirar mas te olhando eu posso a Deus adorar, sua alma é um bem que nunca envelhecerá.
Aqui eu poderia fazer várias e várias citações bíblicas sobre como as nossas vidas são usadas como instrumentos nas mãos de Deus para aproximar outras pessoas a Ele (essa é a nossa missão), é claro que o compositor retrata isso de uma forma mais poética e também emocional, afinal de contas poesia e emoção andam juntas.

O pecado não consegue esconder a marca de Jesus que existe em você o que você fez ou deixou de fazer não mudou o início, Deus escolheu você.
Será mesmo que essa música não possui embasamento bíblico? Deus nos amou antes da fundação do mundo, e o selo que Espírito de Deus está em nós, porque Ele assim quis.

Sua raridade não está naquilo que você possui ou que sabe fazer, isso é mistério de Deus com Você.
Diria que essa parte da música é um tanto apelativa, porém quem aqui consegue explicar o amor de Deus para o pecador?

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor, não chore se o mundo ainda não notou, já é o bastante Deus reconhecer o seu valor.
Posso dizer que esse trecho da música merecia umas alterações, pelo único motivo não existe valor algum em nós, Deus é quem liberalmente e voluntariamente decidiu nos amar, fora do amor dEle não temos valor, só temos algum valor se o amor dEle estiver derramado em nós. Eu compreendo o que o compositor tentou expressar nesse trecho, aqui ele faz comparativo com o "mundo" que nos despreza.

Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir se você desistiu, Deus não vai desistir, Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair.
Outro trecho que na minha opinião que deveria ser alterado, em Isaías 13:12 diz: Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir, sugiro que leiam o capitulo 13 de Isaías todo. Para entender melhor esse texto tive que pedir ajuda ao meu pastor para interpretar a passagem, então vou transcrever o que ele me explicou:


" olhando o contexto como um todo a ideia principal é que o homem será coisa rara, ou seja, diante da destruição dos soberbos, ímpios, malfeitores e os arrogantes poucos sobrarão e estes poucos q sobrarem serão raros ou preciosos como o ouro de Ofir - uma espécie de ouro de altíssima pureza. Portanto, a destruição da impureza fará aparecer homens de valioso quilate." 


Somos precisos para Deus?  É claro que sim, mas não por nós mesmo e sim por Ele, isso meu querido se chama graça, e graça é um favor não merecido, logo, não há nenhum valor em nós para sermos reconhecidos por Deus.

Desculpe Anderson Freire mas tenho que concordar que nessa música tem muito "eu", é verdade que o mundo despreza o ser humano, é verdade que o mundo não tem amor, porém esse mundo que tanto falamos é o nosso pecado, somos pecadores, mas mesmo assim Deus decidiu nos amar.

A única raridade que reconheço nessa música é o amor incondicional de Deus, e esse amor é mais puro e valioso que o ouro de Ofir.

Poderá gostar também: Interpretando Música: Deus proverá.