domingo, 5 de abril de 2015

Páscoa - Uma missão Vitoriosa

Maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Ah você deve ter ouvido e lido essa frase em algum lugar, esta é uma frase bíblica e hoje só podemos declará -la devido uma grande vitória que foi conquistada por nós na cruz do calvário. Hoje se podemos cantar, nos alegrar, respirar é porque Ele, o Cristo vive, como diz a música Porque Ele vive posso crer no amanhã!

Páscoa é a celebração de uma grande vitória, anteriormente a páscoa era celebrada pelos judeus  que celebravam a liberdade que alcançaram saindo da terra e da opressão do Egito, libertação essa que foi concedida por Deus que usou Moisés e outras pessoas como seus instrumentos. Os judeus fazem essa celebração até os dias de hoje. São rituais que lembram aquele momento em que o povo estava no Egito conforme Deus ordenara:

Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações. Êxodo 12:43

Eles ainda celebram a Páscoa lembrando da libertação do povo das mãos do Egito, celebram assim pois não acreditam que o Messias já veio. Não acreditam em Jesus.
Note -se que a celebração da páscoa é uma ordenança dada por Deus ele deve ser passada de geração para geração, tanto na época de Moisés como agora a Páscoa significa sacrifício, libertação e vitória, para saber mais sobre a páscoa no antigo testamento leia Êxodo 12.

A Páscoa ainda é uma ordenança de Deus e os motivos pelos quais devemos celebrá-la ainda são os mesmos, porém hoje celebramos uma vitória diferente, o que quero dizer é que para entender a Páscoa temos que olhar para ela desde o momento em que ela foi criada, o seu verdadeiro significado. Os sacrifícios dos animais tinha um significado, possuía uma simbologia e posso dizer também que era um ponteiro, um anúncio para o grande sacrifício, lembre-se Cristo foi sacrificado na Páscoa.  O sangue dos animas não era suficiente para purificação dos nossos pecados, mas o de Cristo é.

O povo de Israel apesar de ter saído do Egito e apesar dos sacrifícios dos animais, ainda continuava cativo, ainda continuava oprimido não apenas pelas mãos de outros homens mas pelos seus próprios pecados, a Páscoa não tinha mais o significado devido para aquele povo, e para alguns a Páscoa tinha virado uma boa época  de comercialização, eles vendiam os animais para o sacrifício, ou seja, não havia mais a separação do cordeiro, não havia mais aquele cuidado que se devia ter. No Novo Testamento a páscoa foi celebrada por Cristo e seus discípulos, eles comeram os pães ázimos e beberam do fruto da vinha e o cordeiro foi sacrificado como Deus disse que tinha ser feito na celebração da Páscoa, e assim foi celebrada até a morte e ressurreição de Cristo.

Cristo, o Cordeiro, foi sacrificado, Ele experimentou o gosto amargo dos nossos pecados e venceu o nosso inimigo e nos libertou da condenação do nosso pecado. Ele venceu a morte. Leia Mateus 14.

Hoje não precisamos de cordeiro e nem de ervas amargas, pois o sacrifício de Cristo e o seu sangue é poderoso e eficaz para que não precisemos mais realizar sacrifícios para a expiação dos nossos pecados. O Seu sangue nos purifica e nos reconcilia com Deus e faz isso para todo o sempre, esse sacrifício tem validade eterna. Hoje ainda lembramos da Páscoa e podemos dizer que fazemos um "ato de lembrança", porém não trazemos mais a memória a vitória sobre o Egito, mas trazemos a memória a vitória sobre a morte e ressurreição de Cristo. Hoje fazemos o que chamamos de Santa Ceia onde o pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue! Hoje podemos cantar, nos alegrar e regozijar porque Cristo recebeu uma missão e a cumpriu!

Feliz Páscoa!