quarta-feira, 20 de julho de 2011

Musica para os meus ouvidos!!

Música! Ah a música! Quem consegue viver sem ela, que cristão consegue adorar a Deus sem pensar em louvor?
Recentemente estive no Congresso da Associação de Músicos Cariocas, onde tive a oportunidade de aprender mais dessa tão maravilhosa forma de adoração e é sobre ela que escreverei.

O primeiro aprendizado nesse congresso foi sobre celebração, o Pr. Carlos(PIB Campo Grande) usou como texto base a passagem que o povo de Israel tenta trazer a arca de volta para o meio porém Davi, o rei, escolhe pessoas que não estava capacitadas para essa tarefa em consequência disso Uzá imprudentemente toca na arca e é morto pelo Senhor ( 1Crônicas 13:10). O que seria uma celebração de vida se transformou em lágrimas. Oposto a esse episódio vemos Eliseu chamando um musico quando foi consultado pelo rei de Israel e Jeosafá, rei de judá, e sucedeu que tocando o musico veio sobre Eliseu a mão do Senhor e Eliseu profetizou ( 2 Reis 3:15). Em quais desses papéis achas que estaria enquadrado Uzá agindo de forma imprudente, sem capacitação ou como esse musico no qual sua canção foi instrumento usado pelo Senhor?

Na oficina de Back Vocal nosso palestrante foi Ewerton Louise, ele não falou sobre a musica levando para o âmbito espiritual mas sim como tem sido sua prática dentro dos ministérios de louvor, e infelizmente problemas que pensei haver só na minha igreja outras pessoas passam o mesmo que eu. E isso não é conforto pelo contrário é motivo de tristeza. O que eu posso dizer sobre Ministério de Louvor é devemos nos dedicar mais, estudar mais, disponibilizar de mais tempo pra ensaio e principalmente pensarmos como equipe em que todos estão reunidos em um único propósito Adorar ao Senhor! Nessa palestra o que percebi foi o tempo, devido a essa vida agitada, é um fator primordial para o Ministério de Louvor, ensaios requerem tempo mas sempre colocamos tudo na frente desse compromisso e na maior parte do nosso tempo dedicamos a ouvir musicas as vezes secular ou de interesse pessoal,uma frase usada pelo palestrante foi: "você é aquilo que você ouve". Tens dedicado seu tempo a ouvir musicas que sejam úteis para o seu Ministério, ou só escutas musicas de acordo com a sua preferência musical?

A musica é uma história contada com sons quando cantares ou tocares se preocupe simplesmente em contar essa história, tratando de louvor, devemos nos preocupar com o conteúdo que estamos expondo não podemos esquecer que esse conteúdo deve sempre referir-se a Deus ao nome do Senhor, Ele deve estar em destaque. Estamos contando a historia que é dada nas letras dos louvores ou temos colocados nossas vozes e instrumentos acima disso, que conteúdo estamos expondo?

Por fim o que posso escrever é sobre harmonia, pude participar do ensaio de uma orquestra montada por pessoas que nunca se viram, todas reunidas por um propósito, missões e comunhão.O que pude experimentar foi harmonia e paz! Diversos músicos, diversos instrumentos e um regente, e todos em HARMONIA. Você tem estado em harmonia com seu ministério e com sua igreja?


"Encha-se a minha boca do teu louvor e da
tua glória todo o dia." Salmos 71:8