quarta-feira, 6 de maio de 2015

Filhos da Luz e as Redes Sociais- Prejuízo à reputação pessoal.

Como havia dito no anteriormente separei um post só para falar sobre esse assunto, o Prejuízo a reputação pessoal, o motivo pelo qual dedico um post inteiro para esse tema, é porque esta pratica com certeza se encontra dentro do nicho evangélico. É um mal costumeiramente praticado, que achamos menos escandaloso e consequentemente passa despercebido.
 Mas antes de explanar mais a cerca do assunto tenho que confessar, eu sou culpada! Diante disso continuemos...
O prejuízo a reputação pessoal de alguém talvez seja um dos erros mais cometidos no meio evangélico se você ainda não se identificou tenho certeza que no final do post, irá.

Para abordar esse tema vamos refletir no seguinte texto bíblico que se encontra em João 7, pode ler o capítulo todo e sem preguiça. Posso dizer que amoooo essa passagem, que ousadia, que firmeza, que maravilha!!

No texto em questão você verá uma multidão, no nosso caso seria a rede social, perceba que nesse capítulo há muita conversa, muitas perguntas sem respostas e uma tentativa dos fariseus que a todo custo querem prender Jesus, os fariseus tentam acusar Jesus de alguma coisa.
No versículo 13 diz: "Todavia ninguém falava dEle abertamente por medo dos judeus"

Quantas e quantas vezes já não participamos de movimentos como esse, falamos o que não sabemos e compartilhamos o que não sabemos, dependendo do caso não "tiramos a história a limpo" por medo de retaliações, colocamos um monte de indiretas nas redes sociais que as vezes dizemos ser apenas um pensamento mas na verdade estamos nos referindo a alguém e não tratamos do assunto abertamente. Intrigas, fofocas, calúnias e mentiras vão se acumulando quanto mais ouvidos e bocas estiverem envolvidos o problema cresce ainda mais " Tens demônio? Quem procura matar-te?", "Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?", uma multidão levada por sopros sem firmeza nenhuma, com medo dos fariseus, ouviam a Cristo questionavam entre si o que Cristo falava mas temiam os fariseus.

Assim como nesse texto esses burburinhos, essa falação que é tão repreendida na bíblia acaba condenando pessoas que não nada fizeram por merecer. Quantas histórias na Internet tomam proporções enormes simplesmente por que eu e você damos créditos, curtimos, compartilhamos e comentamos.

Recentemente me mandaram uma foto de um casal dizendo que os mesmos eram sequestradores de crianças, perguntei a pessoa que me enviou se aquilo era verdade, ela disse que não sabia e estava apenas repassando, fico pensado e se não for? Aí uma pessoa está lá andando na rua e se depara com tal casal, vamos apedrejar, crucificar, chamar a polícia, vamos prendê-los, pega eles...


Não fique perdido na multidão, não fique perdido nas redes sociais. Assim como no tempo de Jesus ainda hoje existem pessoas que usam os meios sociais para causar burburinhos, fofocas ou para difamar alguém. Ah e não se coloque aqui como vitima porque nesse texto só existe uma pessoa sem pecados, Cristo. O que quero dizer é que diversas vezes nos comportamos como os fariseus, manipuladores de massa, eles não buscavam a verdade mas sim buscavam ter pessoas adeptas as suas próprias convicções, postamos a indiretas nas redes sociais e esperamos para saber quem vai curtir. compartilhar e comentar. É uma guerra velada onde ninguém assume nada, outros lavam as mãos e dizem não ter nada com isso, os fariseus continuam onde sempre quiseram estar e a multidão continua sendo apenas um massa de marionetes e sempre há alguém machucado e ferido na história e a culpa é de todos nós, mesmo que essa culpa não seja admitida por nós.


Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20
Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20
Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:15-16
Em um Brasil em Trevas Seja Luz!