sábado, 23 de maio de 2015

Interpretando Música - Deus Proverá


Já algum tempo que venho pensando em começar a escrever sobre esse tema, já não é novidade para ninguém que eu amo música e amo muito mais quando ela vem acompanhada de uma bela poesia. Umas das coisas que tem me preocupado muito no contexto da igreja evangélica atualmente é a questão de interpretação de texto, concorda comigo que isso não é apenas um problema musical mas também teológico e digo mais, social também, entretanto hoje, quero fazer uma interpretação de uma música no caso será a Deus Proverá, cantada pela Eyshila.

Gosto muito dessa música pois ela traz a minha memória, e creio que não só a minha, uma passagem bíblica que traduz fé e coragem. Em Gênesis 22 você verá uma importante passagem onde Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho primogênito, Isaque.

Subirei ao monte da adoração pra oferecer ao Senhor um sacrifício de louvor.
Umas das coisas que precisamos entender é que música é arte e arte sempre teve e sempre terá a famosa licença poética, lógico que a compositora da música não está afirmando que exista um monte da adoração ou que a adoração deve ser feita no monte, como falei essa música tem uma associação com a passagem de Abraão e nessa passagem Deus pede a Abraão que ele vá a um dos montes de Moriá, ver 2.

O melhor de mim quero dar, vou reconstruir meu altar com pedras que não quebrem jamais
Ainda no ver. 2 de Gênesis note que Deus pede a Abraão seu único filho, e ressalta o filho que você tanto ama, ou seja, Abraão foi oferecer ao Senhor o melhor que ele tinha, Isaque. No contexto da música a compositora expressa o desejo de querer oferecer ao Senhor o melhor dela e muito mais do que isso, ela deseja também ofertar algo que não se quebre, algo que tenha firmeza, confiança, algo sólido.

Pedras que resistam ao vento, pedras que resistam à chuva. Porque na alegria ou na luta, eu vou louvar
Vejam que aqui há uma declaração de fidelidade, uma declaração de resistência, embora haja lutas, aflições, dificuldades a pessoa no qual está fazendo a sua oferta independente da situação na qual esteja, ela louva ao seu Senhor.

E o cordeiro, onde está? Jeová Jireh, Deus proverá
Retornamos então ao texto bíblico, Abraão de fato foi provado e colocou o seu filho para o holocausto, ele preparou e construiu o altar onde seu filho seria sacrificado e quando ele estendeu a sua mão para o golpe, eis que um anjo aparece impedindo tal ato e ao levantar o seu olhar eis que aparece um cordeiro preso no arbusto e Abraão chamou aquele lugar de " O Senhor Proverá".

"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14
"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14

"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14
Minha vida, minha casa, meus problemas já estão no altar, Deus proverá.
Ele sempre tem uma resposta pra quem o clamar
Abraão sem duvidas era um homem de fé, colocado a prova, ele demonstrou ao Senhor que tudo que ele possuía estava confiado a Deus, sua casa, seu filho, sua vida, tudo estava debaixo da guarda e dos cuidados de Deus. Abraão era um servo obediente que confiava no seu Senhor.

Jesus não foi sacrificado em vão, o meu Deus tem solução pra tudo,em suas mãos.
Nos ver. 16 e 17, Deus abençoa a Abraão, pois Abraão não negou a Deus o seu único filho e nós sabemos que Deus também não nos negou o seu único Filho, Jesus, Este ao contrário de Isaque foi sacrificado como cordeiro, Este teve o Seu sangue derramado, Este sofreu morte de cruz, porém Este Cordeiro reviveu e o Seu sacrifício não foi em vão e Ele tem a solução de tudo em Suas mãos.
Composição: Eyshila ·