quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sobre o Amor.

Muitos falam porém ninguém O vive de fato!
Você pode achar essa frase um tanto pessimista, mas há de concordar que é verdadeira. Um dos textos mais lido na bíblia sobre o amor é o I Coríntios 13.
Eu não tenho muita experiência de vida, acredito que nenhum ser humano que viva na face desta terra possua experiência suficiente para conseguir entender, viver ou explicar o Amor que está descrito em I Coríntios 13. Não falo aqui de um amor limitado a um vida familiar porque O amor vai além disso. As decepções que passamos na vida por causa da falta desse amor estão relacionadas a várias coisas, citarei algumas:

- Um familiar que deveria te incentivar mas acaba sendo a pessoa que mais te oprime.

- Um amizade no qual você sempre se dedica a mostra apoio, porém não é apoiada pela mesma.

- Um chefe que nunca te elogia por nada, mas sempre te critica mesmo não tendo razão naquilo que fala.
 - Os irmãos da igreja que são os primeiros a espalhar fofocas.
 - O namorado, noivo ou esposa que foi infiel.
- O roubos cometidos no congresso e os ladrões ficam impunes. 


Usamos muitas vezes as palavras deste capítulo de I Coríntios, para expressarmos amor a outra pessoa, principalmente em votos de casamento e fazemos isso de forma errada. O Amor não é algo que sente ou que se declare , o Amor é alguém que se conhece e que devemos querer ser.

O Amor de I Coríntios 13, é uma pessoa.
         "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face" I Coríntios 13:12.

Se entendêssemos que não somos capazes de entender, quanto mais sentir o Amor, então entenderíamos que não se trata do meu ou seu erro e sim dos erros de toda humanidade e que está tudo interligado. Não se trata de expressar o que sentimos, porque nenhum de nós é capaz de praticar o Amor por completo.


O Amor descrito em I Coríntios 13 é um espelho, espelho que reflete o que o verdadeiro Amor fez por nós,o Amor que sofreu, suportou, que foi benigno, que não portou segundo os seus próprios interesses, que tudo creu, que não se portou de forma indecente e que não intimidou pelo medo.

I Coríntios aponta para nós o Sol, o Sol que nos guia nessa estrada da vida, o Sol que nos mostra a maneira que devemos viver aqui e completar a nossa carreira, o Sol que nos inspira todos os dias a termos esperança, fé e a buscar o seu Amor.

Chega de tratarmos I Coríntios 13 como versos de amor, chega de pensarmos que alguém ou nós mesmos somos capazes de praticar esse amor ao próximo em sua totalidade.
Porque, em parte, conhecemos
1 Coríntios 13:9
       "Porque em parte conhecemos... I Coríntios 13:9.

Vamos parar com os julgamentos desnecessários, vamos parar de nos portar como alguém que vive sem ter uma falha se quer, ou que as falhas cometidas por nós são mais brandas do que as cometidas pelos outros. Vamos parar com essa hipocrisia de que não somos cruéis e entendermos que qualquer bondade que possa existir não existe por nós mesmos mas sim pelo o que Ele faz.
Vamos ser gratos porque existe um Sol, que decidiu brilhar e refletir o seu amor em nossas direções e só Ele pode realmente falar sobre o que é sentir amor, e que sem Ele seríamos apenas ódio!

Espero que quando falarmos de amor, saibamos que estamos falando de Jesus, saibamos então falar da pessoa de Cristo e que I Coríntios 13 é sobre o que buscar ser e não sobre sentimentos que achamos que possuímos ou pensamos poder possuir com integridade.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
1 Coríntios 13:12
   
 "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado."

Quando esse perfeito Amor vier então seremos transformados, seremos purificados e esse pecado não mais habitará em nós e aí sim poderemos falar do amor que sentimos, porque de fato O conheceremos assim como Ele nos conhece agora.