quinta-feira, 30 de abril de 2020

Jó, o Barqueiro e a Morte - Parte II



Promete agora, e dá-me um fiador para contigo, quem há que me dê a mão? Jó 17:3

O ser humano tem uma dívida para com o seu Criador. Sabedor disso o homem em seus pensamentos e filosofias criou várias crenças em uma tentativa de pagar essa dívida.
Algumas pessoas acreditam que podem quitar a sua dívida com o Criador através da expiação de pecados por meio de um processo de reencarnação, outros acreditam que podem garantir passagem direta para o céu sendo fiel ao cumprimento e as ordenanças de seu credo.

Afinal que  dívida é essa que todos precisam pagar?

Deus criou o mundo e todas as criaturas que nele há, inclusive o homem. O Criador em sua infinita bondade fez um jardim, o melhor jardim de todos, o Éden, ali Ele colocou o homem e a mulher para cuidar desse jardim.
Deus estabeleceu limites para toda a criação. Ele criou o dia e a noite, criou a porção seca e a porção molhada, fez limites para a expansão dos Céus e das Águas e estabeleceu limites para o homem:

"...mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’" Gênesis 3:3

Se você parar pensar um pouco sobre os males que sofremos na nossa sociedade, você perceberá que eles são causados por nossa desobediência, pois não respeitamos esse limites. Vou dar aqui o um exemplo bem simples:

Roubar uma pessoa é crime certo? Vamos supor que não exista lei dizendo que roubar seja um crime. O que aconteceria se você pegasse algo de alguém sem o consentimento dessa pessoa? Tal pessoa com certeza iria brigar com você porque ela é dona daquilo que você pegou, e mesmo que não exista uma lei escrita, essa pessoa irá brigar com você porque ela quer o que é dela de volta. Logo pegar algo que não é seu de outra pessoa é romper um limite, é desobediência e pode causar danos irreparáveis.

Bem, o homem desobedeceu a Deus e essa desobediência gerou uma dívida para com o Criador.
Por causa da desobediência estamos contaminados pelo pecado. As reencarnações não  podem pagar essa dívida porque cada vida vivida nos gerará mais pecados, a caridade exercida aqui não é suficiente para anular a multidão dos nossos pecados.

" Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre" Salmo 49: 7 e 8

Não é possível para o homem salvar a si mesmo, e é por isso que Jó pede por um fiador.

Fiador é quem se obriga a realizar o pagamento ou cumprimento de obrigação de outra pessoa.

Em outras palavras fiador é a pessoa que pagará a sua dívida caso você não pague ou não possa pagar.

Eu quero que você entenda duas coisas nesse texto:

1 - O homem não pode pagar a dívida do pecado.

2 - Existe um Fiador que se dispôs a pagar essa dívida por nós.

Até a próxima publicação...

Post anterior: Jó, o Barqueiro e a Morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário