terça-feira, 7 de julho de 2015

Os equívocos sobre o Espírito Santo.

Em minhas leituras pela internet e também na minha convivência diária, muitos são os equívocos cometidos em relação à pessoa do Espírito Santo.
Tenho que confessar que em determinados momentos fico incomodada quando leio ou quando ouço pessoas usando o Seu nome para respaldar os seus devaneios ou argumentações sem embasamento bíblico.
Fico chateada mesmo quando simplesmente colocamos tudo na conta do Espírito Santo de Deus, é verdade que as ações dEle são inexplicáveis, mas vamos combinar por que que o Espírito Santo iria pedir alguém para imitar um lobo, ou sair rodopiando pelo templo? Não dá para entender isso, de jeito nenhum! Onde está isso na bíblia? Mas ainda existem os casos que são tão absurdos quanto, por exemplo:
Quando estamos com mágoa de alguém, e usamos a palavra do Senhor apenas nos aspectos que nos interessa, “mas isso não vem de mim não irmão, foi o Espírito de Deus que me incomodou” em geral as palavras só servem para apontar o erro do outro, e não o nosso. Volto a perguntar onde está escrito isso na bíblia?!
Mas acredite, a coisa pode ficar ainda pior, sabe quando estamos fazemos algo que não temos certeza que é certo? Aí dizemos; Ah isso é coisa do espírito santo. Falamos que a ação é dEle para validar aquilo que estamos fazendo porque não queremos ser contestados, esse comportamento é o mais preocupante. Muitas pessoas se calam simplesmente porque alguém usou o nome dEle: "Ah não sei te dizer algo estranho aconteceu comigo, o irmão tem que acreditar que fui usado pelo espírito de deus". 
Por isso que não me surpreendo com algumas notícias nos jornais, repare sempre estão usando o nome dEle para validar atitudes erradas, lembra daquela notícia do pastor que abusou sexualmente uma adolescente? Lembra daquela irmãzinha fofoqueira que fala que teve uma revelação? Revelações essas que acabam com casamentos, amizades, famílias e as vezes minam uma congregação inteira., adivinhem só foi tudo obra do espírito santo, será? Só que não!

Mas acreditem a coisa não pára por aí não: Que o Espírito Santo é o nosso amigo e está conosco em todos os momentos é a mais pura verdade, porém já vi casos de pessoas usarem esse argumento de forma soberba, como se Ele fosse um objeto a se ostentar, é como se o cara fosse a quarta pessoa da trindade entende rsrsrsrs. Infelizmente encontramos muitos desses "seres altamente iluminados" por aí. Ô complicação Senhor, Jesus crying!

Não estou querendo aqui ser uma cética, eu acredito no Espírito de Deus e no seu poder, e sei que nem sempre é possível entendê-lo ou explicá-lo, porém existem ações que são fáceis de entender, ou porque Ele quer ou porque não são ações dEle, são atos humanos que não possuem ligação nenhuma com Ele
Temos que entender que Espírito Santo trabalha como, onde e quando  Ele quer, e não irá de forma nenhuma apresentar ações que estejam fora do caráter de Cristo, o que quero dizer com isso, Ele sempre está em conformidade com a palavra que já nos foi revelada, lembre-se Deus não se confunde!

Mas como saber se ação vem do Espírito ou não? Basta analisar se tal ação transmite uma verdade cristã, se a coisa está muito confusa, feita de qualquer maneira, sem muito esmero, sem busca de aperfeiçoamento, se o irmão está se gabando muito ou querendo aplausos paras suas ações, então desconfie.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22.


Como pode a árvore se comportar de forma contrária aos frutos que ela mesma produz? Pense nisso!