sexta-feira, 21 de junho de 2019

O leão e o leviatã.

Esta manhã fiz minhas orações e em seguida fui fazer a minha meditação na palavra do Senhor, o livro que estou lendo atualmente é o livro de Salmos e hoje estava meditando no Salmo 104.
Separei deste Salmo alguns trechos:

1) Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.
Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis.
Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde. Salmos 104:21-23

O estilo de vida retratado pelo salmista neste versículo pode parecer diferente dos dias atuais, porém não é. 
Tanto o homem como o leão buscam em Deus o seu sustento, este Salmo inteiro exemplifica a soberania de Deus sobre toda a criação, tudo foi feito por Ele e todas as coisas necessitam dEle para trabalhar e para viver (v.29), nada acontece sem a permissão dEle.
Uma outra coisa me chamou muito a atenção ainda nesse trecho, o leão sai a noite para caçar e o homem sai de dia para trabalhar.
Meu pai dizia que a noite é dos bichos, é logico que aqui na cidade ninguém pensa assim, porém a noite continua sendo cheia de perigos, o leão brama por sua presa na cidade e ele usa escuridão da noite para o seu propósito. (1Pedro 5:1)
Os bares, os bailes, as boates e outros. Quantos são os ambientes criados por Satanás para atrair as suas presas. A maioria das coisas ilícitas são realizadas a noite, o ladrão quando sai para roubar prefere a noite para realizar o seu feito.
É na noite que muitos jovens se perdem, se distanciando do Criador, são seduzidos pelos prazeres e ficam cegos, não enxergam o perigo ao redor. E infelizmente muitas vidas são ceifadas pelo leão.
A noite aqui simboliza um lugar onde não devemos estar, pois estes foram criados como armadilhas.

2) Todos esperam de Ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Salmos 104:27
Jesus disse em sua palavra que não devemos andar inquietos pois Deus sabe de todas as nossas necessidades. (Mateus 6:28-32)
Toda a criação manifesta a glória de Deus e Ele dá a cada um dos seres feitos por suas mãos o devido sustento e não é diferente conosco, entretanto nós devemos confiar em sua providência.
O tempo oportuno aqui não retrata apenas o tempo de Deus, retrata também o tempo oportuno para se fazer algo.
De dia o homem sai para trabalhar e mesmo estando em um ambiente propício, o homem encontra perigos.
Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes.
Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. - (v.25,26)
Veja que o salmista traz aqui três figuras importantes, o mar, os navios e o leviatã.
O mar é o ambiente no qual o homem está para trabalhar, logo o navio representa o meio usado pelo homem para o seu sustento e o leviatã é o monstro marinho esperando pelo momento oportuno.
Vejam agora o perigo não se apresenta de forma sedutora, porém ele está escondido nas profundezas do mar esperando um momento oportuno para nos tragar.
O mar pode ser a nossa casa, o local de trabalho, a nossa igreja. Não importa o ambiente em que estamos tudo o que o inimigo espera é um vacilo nosso.

3) A minha meditação ao seu respeito será suave; eu me alegrarei no Senhor. Salmos 104:34
Na minha bíblia o Salmo 104 é intitulado da seguinte forma: A glória de Deus é manifestada na criação e na conservação de todas as coisas.
Grandes lições são aprendidas com a criação de Deus através da observação, essa não é apenas uma ferramenta usada em pesquisas cientificas, o principio da observação também é bíblico, entretanto as observações possuem um propósito, que é a glória de Deus.

Quero destacar aqui duas palavras chaves, meditação e suave (v.34). Podemos notar aqui que existe uma relacionamento entre o salmista e Deus, de forma que ele louva ao Senhor pelas lições aprendidas, e por causa dessas lições ele fala que a sua meditação a respeito de Deus será agradável.
O leão é conhecido como o rei da selva e o leviatã ( trata-se de um monstro marinho) como o rei dos mares, essas duas figuras representam poder e nós não podemos subestimar, temos que estar vigilantes, apesar do perigo da noite e dos perigos escondidos no mar, Deus está no controle de tudo e por reconhecer esse controle o salmista descansa em Deus,

Quero ainda trazer para nossa reflexão, alguns questionamentos:
Por que que o leão e o homem não estão inseridos no mesmo ambiente? E por que que o homem e o leviatã estão no mesmo ambiente?
O leão e o homem estão em contextos diferentes, o leão está inserido na noite e o homem está inserido no dia. Já o homem e o leviatã estão compartilhando o mesmo ambiente que é o mar.
A noite ela não simboliza apenas um ambiente inadequado para o discípulo de Cristo, mas também simboliza o seu despreparo. Quando o salmista traz a figura do leviatã ele traz também o mar e o navio.
O homem vai ao mar para pescar, e ele vai a esse mar preparado, ele vai em seu navio. O navio aqui representa  a palavra de Deus, note que o leviatã não vive em águas rasas de forma que o discípulo precisa ir as águas profundas, não dá para pescar em águas profundas dentro de uma canoa é preciso estar em um navio.
Desconstruindo um pouco o que apresentei no texto anteriormente, e fiz dessa forma propositalmente, quero trazer agora um conhecimento mais profundo.
A questão não é ambiente e sim o quanto estamos preparados para enfrentarmos os perigos do dia a dia. O homem sem o conhecimento da palavra de Deus fica a deriva no mar, a mercê das armadilhas preparadas pelo leão, quando o homem busca conhecer mais a Cristo e se aprofundar nEle, então ele se vê protegido em Deus, ele navega nesse mar, mas agora como um pescador, agora ele está em um navio, agora ele entende que não é apenas uma questão de ser seduzido ou não, mas sim uma questão de relacionamento com Deus. O leviatã está observando apenas, ele aguarda um vacilo desse discípulo para poder devorá-lo, ele espera por um momento, cabe a nós a decisão de dar oportunidade ao inimigo ou não. O Leviatã é o mau e este mau se encontra também dentro de nós, este mau é o nosso pecado, não é o diabo que nos afasta de Deus, mas as nossas decisões que não reconhecem Deus como Criador de todas as coisas, que não reconhecem Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador de nossas almas, o Leviatã é um inimigo que nós não podemos vencer, o Leviatã é a morte e também é Satanás.
O salmista termina o seu salmo bendizendo ao Senhor, louvando ao Senhor, pois Deus é poderoso e não há força maior do que Ele, todas as coisas estão debaixo da sua poderosa mão inclusive o leão e o leviatã.

Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?" O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 15:55-56)


Até o próximo post.