domingo, 6 de julho de 2014

Suportando em amor, fingindo uns para com os outros.

Título polêmico esse não? É polêmico sim, por isso deve ser sempre refletido.
Já há algum tempo tenho pensado em escrever sobre o assunto e espero poder fazer isso com cuidado e clareza que esse tema merece.
O título desse meu post faz referência a um versículo muito conhecido que se encontra em Efésios 4:2 que diz: Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor... em Colossenses 3:13 você encontrará outra referência sobre o tema em questão.
Suportar em amor, vamos refletir um pouco na ação suportar. O verbo suportar vem da palavra suporte que nesse contexto pode ser interpretado como sustentar ou firmar, logo, entendemos que devemos sustentar, estar firmes uns para com os outros. Mas de que forma fazemos isso? Primeiramente devemos entender que é impossível ser verdadeiro suporte para o nosso irmão se não estamos verdadeiramente firmes na fé em Cristo Jesus, precisamos entender que nossa fraternidade está contida e sustentada por Cristo, lembre-se Ele é o cabeça do corpo, o cabeça da Igreja, portanto o amor que iremos exercer ao próximo é resultado, reflexo do amor que recebemos com consciência de Cristo.
Mas o que acontece no meio das igrejas de uma forma geral, é que passamos bem longe desse amor, não somos suporte uns para com outros,basta olharmos para o tanto de bandeiras e divisões denominacionais e doutrinárias que levantamos, como diz a música: "levantamos muitas bandeiras para um povo que diz pertencer a um único Deus", e isso também é refletido em uma escala menor nas igrejas locais, essa divisão acontece em outras maneiras as vezes por faixa etária, as vezes por organizações, por pertencer ao coral da igreja ou por pertencer ao grupo de teatro entre outras coisas.
Conflitos entre irmãos sempre irão existir, a questão não é o conflito, mas sim a maneira de como ele é tratado e as vezes nem é tratado.
 Precisamos entender que o amor que vem de Cristo é que nos dá forças para sermos suporte uns para com os outros, lembre-se somos interligados como um corpo. O amor de Deus é verdadeiro e não está vinculado de forma nenhuma com a mentira e a falsidade.
Na própria carta de Efésios 4:25 nos diz: "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros", a carta nos exorta a tratar-nos com verdade, em IPedro 1:22, nos é exortado a termos obediência a verdade, a termos amor fraternal e a não termos um amor fingido, mas uma vez a verdade e o amor se demonstrando de forma inseparável.
Então lhe pergunto podemos nos suportar em amor, estando fingindo uns para com os outros? Será que entendemos verdadeiramente o significado desse amor?

Não quero me colocar aqui como uma pessoa que faz tudo certinho, não faço tenho muitas falhas, mas não posso ignorar aquilo que me é dado como também não ignoro o fato de que preciso e muito melhorar a forma no qual exerço meu amor fraterno, bem eu refleti sobre o assunto e resolvi mudar e você mudará também?

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;1 Pedro 1:22