terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filhos da Luz e as Redes Sociais

Hoje irei escrever sobre uma palestra que realizei na minha igreja, Filhos da Luz e as Redes Sociais, quais os benefícios, quais os problemas que nos afetam pelas Redes Sociais e como nós evangélicos temos nos comportado nesse meio. Primeiro darei aqui um breve definição sobre Rede Social: é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.(wikipédia)

Como toda estrutura social ela precisa de normas que estabelece uma convivência das pessoas envolvidas, porém não é dessa forma que acontece. Primeiro é bom lembrar que a Internet nem sempre teve uma lei fiscalizadora para os crimes ocorridos nela, diga-se de passagem, o que possuímos de legislação para crimes virtuais é muito pouco diante de inúmeros e é claro comprovar um crime virtual não é tarefa fácil.

Além de toda essa precária fiscalização existe também uma característica muito peculiar nas Redes Sociais, lá você pode ser quem você quiser, colocar o nome que quiser, a foto que quiser, você pode se passar por uma pessoa qualquer, ou seja, não há uma certeza de quem é pessoa que está interagindo com você na Internet, diga-se de passagem se você não me conhece pessoalmente que comprovação você tem de que sou real???

Bem muito escrevi, mas em suma onde quero chegar? Quero dizer que muitas pessoas não enxergam o universo que é a Internet e de como ela é perigosa, e não vem com esse blá blá blá de que se ela for usada da maneira incorreta ela é realmente perigosa, ela já foi criada para ser o tipo de ambiente que é, as Redes Sociais são um reflexo da nossa sociedade onde existem ambientes seguros de frequentar, ambientes impossíveis para nós cristãos circular e ambientes que requer nossa vigilância constante.

O tema da minha palestra Filhos da Luz e as Redes Sociais é exatamente para realçar o tipo de comportamento que devemos também ter na Redes Sociais ou seja, Filhos da Luz.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." Efésios 6:11

E creia há muita cilada do diabo circulando pelas Redes Sociais, próximo post falaremos sobre os ambientes " seguros de circular" os beneficios das Redes Sociais.
Em um Brasil em Trevas Seja Luz!