segunda-feira, 29 de junho de 2015

Filhos da Luz e as Redes Sociais: Manipulação da Informação.


Eu sinceramente achei que a minha série sobre o tema Filho da Luz e as Redes Sociais iria acabar, mas devido aos últimos acontecimentos nas redes sociais percebi que devia falar sobre um importante tema que não está relacionado apenas as Redes Sociais na Internet como também está relacionado a diversos meios de comunicação.

Assim como jornal, a televisão e o rádio, a internet também possui informações manipuladas, empresas, governos, figuras públicas, políticos, blogueiros e outros mais,  utilizam e publicam informações na Internet conforme os seus interesses. E como um cristão pode se livre dessas armadilhas?

Todos os dias curtimos, compartilhamos, comentamos e postamos notícias que muitas vezes são prejudiciais à reputação de pessoas, empresas e até mesmo o governo, porém, sabemos se a fonte na qual nos trouxe tal informação é confiável? Sabemos se é verídica? E mais estamos a par de toda a situação envolvida?

A bíblia menciona que no fim dos tempos haverá os famosos "ventos de doutrinas" e que muitas pessoas serão levadas por esses ventos, no contexto da Internet, existe também muitas informações fraudulentas nesse mesmo sentido e muitas pessoas também estão sendo enganadas por elas.
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulentamente. Efésios 4:14.
Embora o texto de Efésios fale acerca da doutrina fraudulenta que não tem nada haver com o evangelho verdadeiro, creio que nós cristãos que somos considerados filhos de Deus, não podemos de forma alguma no associar a qualquer tipo de informação mentirosa, seja ela em forma de doutrina ou não.
A palavra do Senhor é realmente fantástica, ela nos dá o alerta e também nos direciona a um comportamento aprovado por Deus, segue:
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:39.

Não estou aplicando versículos fora de contexto, mas estou aqui usando a analogia tão simples que a palavra do Senhor nos apresenta, temos que examinar, e não só a Escrituras, mas qualquer informação, e por qual motivo devemos examinar tais coisas? Para que não sejamos levados por informações fraudulentas.
Se postamos, curtimos e compartilhamos algum conteúdo fraudulento então, estamos compactuando e sendo cúmplices da mentira, e pecamos ainda mais se o propagamos sem antes termos o cuidado de realizar as verificações necessárias, ou seja, cristão de verdade examina!