domingo, 8 de dezembro de 2019

Os que exortam são menos amados.

Certa vez me disseram que eu não iria fazer muitos amigos com o meu jeito de ser, eu respondi: Em minha vida toda foi assim.
Recentemente em uma das minhas leituras Bíblica me deparei com o dom da exortação. Segundo o dicionário exortar significa:
"Dar estímulos, incentivos; mostrar coragem para; incentivar. Fazer com que alguém pense ou se comporte de determinada maneira; persuadir, aconselhar. " - www.dicio.com.br
Quão difícil é essa tarefa, principalmente porque as exortações são direcionadas as pessoas que estão no rebanho, a igreja. E a igreja  as nem sempre vê as pessoas que exortam com bons olhos.
Ezequiel foi um profeta que  muito exortou o povo de Israel e antes que ele fosse falar com o povo, Deus disse a ele:
5: Porque tu não está sendo enviado a um povo de fala obscura e de língua difícil, mas à nação de Israel;
6 : não irá a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não conseguiria entender. Certamente, se eu lhes enviasse você, eles o ouviriam. - Ezequiel 3.
Se Ezequiel fosse enviado a outro país para falar com pessoas que possuía idioma e diferente do seu ele seria ouvido, entretanto ele foi enviado para falar com Israel, um povo que fala a mesma língua, porém possui o coração duro e obstinado.
Exortar sem dúvidas é uma tarefa difícil e falar com uma rebanho cheio de divisões, fofocas e intrigas, é travar uma árdua batalha espiritual.
Quem exorta geralmente tem a difícil tarefa de falar coisas que as pessoas não querem ouvir, quem exorta precisa insistir, quem exorta muitas vezes é menos amado:
"Eu que de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando - vos cada vez mais, seja menos amado." - II Coríntios 12:5
Paulo escreveu duas cartas a Conrínto  e essas foram cartas longas e cheias de exortações. Em certo momento da leitura dessas cartas percebo Paulo desabafando, acredito que seja uma tentativa dele trazer entendimento as pessoas. Paulo teve o cuidado de explicar coisas que na minha opinião nem precisavam ser explicadas, mas ele fez tudo isso porque astutamente decidiu tratar a igreja de Corinto como seus filhos.
" E não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós, porque não devem os filhos entesourar para os pais, porém os pais para os filhos." II Coríntios 12:14.
Muitas pessoas rejeitam as exortações do Espírito Santo porque desejam ouvir palavras agradáveis, tais pessoas agem assim porque possuem o coração endurecido, agem assim porque querem ser filhos pirracentos e rebeldes. O Espírito Santo de Deus não flui no meio de uma igreja repartida, competitiva e cheia de intrigas.
As exortações nos ajudam a enxergar as nossas falhas e mudar o nosso comportamento, como você trata as pessoas que te exortam? 
Como você reage a uma exortação?

sábado, 30 de novembro de 2019

Vida Eterna


Eu não tenho esperança, eu me sinto um fracasso, eu estou abandonado e sozinho, eu lutei e conquistei muitas coisas, mas tudo foi tirado de mim, eu falhei de todas as formas possíveis, não há ninguém.
Você já sentiu assim? Já se sentiu pedido, como se não encaixasse no mundo?
Você já se viu como alguém perdido no Universo, buscando um planeta em que possa habitar?
Durante séculos o homem vem tentando explicar a sua origem e o seu destino. Este sentimento de abandono, solidão, desesperança é mais antigo do que se pensa.
Olhamos para o mundo aqui e ao observa lo percebemos que tudo é passageiro, porém ao olharmos para dentro do nosso interior vemos a eternidade.
Como viver em um mundo passageiro se somos eternos?
Somente aquele que não está condicionado ao tempo pode responder esta pergunta. Antes do tempo Ele já existia, Ele é o Criador de todas as coisas, o Eu sou, o nosso Pai Celestial.
Nós fomos criados no Jardim do Éden e lá vivíamos em perfeita comunhão com o nosso Pai Celestial, por causa da nossa desobediência nos distanciamos dEle. Desde então estamos perdidos neste mundo, buscando um sentido para nossas vidas.
O nosso Pai em seu infinito amor enviou o seu Filho Amado, Jesus Cristo, para que todos aqueles se veem perdidos encontre nEle um lugar.
Jesus Cristo nos uniu novamente a Deus, Ele se entregou em sacrifício por nós pagando assim dívida que nós tínhamos com o Criador. Ele morreu e ao terceiro dia ressuscitou mostrando assim que o seu amor é mais forte do que a morte.
Ele voltou para o Pai e deixou nos uma palavra. Uma palavra de eternidade.
Você sabe o que é a vida eterna?
A vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Hoje eu lhe pergunto você quer receber a vida eterna?

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Meretriz Imperiosa.

Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos.
Ninguém olhou para você com piedade nem teve suficiente compaixão para fazer nenhuma dessas coisas por você. Ao contrário, você foi jogada fora, em campo aberto, pois, no dia em que nasceu, foi desprezada.
" ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!
E eu a fiz crescer como uma planta no campo. Você cresceu e se desenvolveu e se tornou a mais linda das jóias. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você ainda estava totalmente nua.
" ‘Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha.
" ‘Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei.
Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras.
Adornei-a com jóias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço;
dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça.
Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. Ezequiel 16:4-13

Assim somos nós, a Igreja do Senhor, nós nascemos em pecado e continuaríamos no lamaçal do pecado com toda a nossa sujeira  se Deus não tivesse olhado para nós com misericórdia. Nós estávamos morrendo, mas Ele nos deu vida, Ele cuidou das nossas necessidades, nos lavou, nos alimentou, nos deu vestes limpas, nos cobriu de jóias preciosas e isso tudo já era o bastante, porém Ele foi mais além, Ele em sua infinita bondade estabeleceu uma aliança conosco.

E o que nós, Igreja, temos feito com todas as bençãos recebidas do nosso Senhor?

" ‘Como você tem pouca força de vontade, palavra do Soberano Senhor, quando você faz todas essas coisas, agindo como uma prostituta descarada!Quando construía os seus altares idólatras em cada esquina e fazia seus santuários elevados em cada praça pública, você só não foi como prostituta porque desprezou o pagamento.
" ‘Você, mulher adúltera! Você prefere estranhos ao seu próprio marido!
Toda prostituta recebe pagamento, mas você dá presentes a todos os seus amantes, subornando-os para que venham de todos os lugares receber de você os seus favores ilícitos. Ezequiel 16:30-33

Nós pegamos as bênçãos que o Senhor Deus nos concede e damos de presente aos nossos amantes.

-Toda vez que preferimos passar o nosso tempo com qualquer outra coisa ou pessoa;
- Todas vez que confiamos na nossa própria força;
-Toda vez que fazemos a nossas escolhas sem nos preocuparmos com o que o Senhor pensa a respeito.
- Toda vez que não damos a mão para o aflito e o necessitado;
- Toda vez que não nos preocupamos com o Reino.
- Todas vez que nos apegamos a coisas e dinheiro.
- Toda vez que nos preocupamos mais com o que os outros pensam ao nosso respeito do que o que Deus pensa.
- Toda vez que buscamos a atenção de outras pessoas, mas não buscamos a atenção de Deus.

Em todas essas coisas presenteamos os nossos amantes, em todas essas desperdiçamos as bençãos que Deus nos dá?
Te prepares oh Igreja pois o Rei está voltando, veja os campos brancos estão prontos para colheita.
Prepare o caminho do seu Salvador e não deixe o azeite faltar.
Aonde estão os seus adornos, onde está a sua veste branca? Como estão as suas mãos?
Te prepares oh Igreja pois o Rei está voltando!     

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Os ídolos modernos.

Baseado em um trecho do livro Colheitas de Rubis - Tessa Afshar

"Em uma época em que eu tinha me tornado vazia e infiel, Ele me levou para longe das minhas riquezas, para longe do lugar onde eu tinha transformado o sucesso em minha fonte de bem estar.
Ele me trouxe para um deserto de perda e desespero. Ele não me trouxe aqui para me destruir, Ele me trouxe aqui para falar comigo em amor, para restaurar a mim o meu verdadeiro eu, a identidade que tinha sido sufocada sob o peso do meu apetite perverso por aceitação humana."

Quantas vezes decidimos algo em nossas vidas para sermos aceitas?
Roupas, profissão, uma série para assistir, a cor do cabelo, uma gíria para falar, com quem andar, casar...
Queremos ser sempre reconhecidas pelos nossos esforços, fingimos não se importar com os elogios, mas a verdade é que lá no fundo gostamos de recebê-los.
Na agitação do dia a dia essas coisas vão se entulhando em nossos  corações a ponto de levantarmos ídolos dentro dele.
Nos envolvemos pelos ambientes que costumamos frequentar: Trabalho, Escola, Faculdade, Vizinhança, Igreja e até mesmo dentro de nossas casas.

Então Ele o nosso Pai nos afasta desses ídolos, e nos leva para um lugar distante para percebermos que de nada adiantou comprar aquele vestido novo, aquela promoção no emprego, aquele relacionamento ou dar aquela festa de aniversário pra toda parentada, estamos mais preocupadas com a  aceitação humana do que em estar preparadas para o nosso verdadeiro noivo, Jesus.

Portanto vou atraí - lá para o deserto e vou falar - lhe com amor e transformarei o seu deserto em uma porta de esperança. Oséias 1.14

terça-feira, 17 de setembro de 2019

O discípulo e a Igreja.

Estava aqui pensando sobre alguns acontecimentos da minha vida, muita coisa mudou principalmente a forma como hoje eu enxergo e me relaciono com a congregação.
Eu não sei você, mas para mim a frequência de cultos e o engajamento nos afazeres da igreja eram primordiais na minha vida de crente. Se eu não estivesse envolvida em algum ministério ou não estivesse comparecendo todos os domingos na igreja, então eu não estava sendo uma crente de verdade.
Eu de fato acreditava que estaria abençoando vidas se me dedicasse a ser um bom membro para minha igreja e de que Deus se alegrava disso. Não há nada de errado em querermos ser bons membros em nossa congregação, entretanto esse não é o foco.
Hoje eu entendo que a missão da igreja é: Fazer discípulos!
Tudo muda quando o nosso principal interesse no Reino de Deus é Fazer Discípulos. A forma como você ora muda, a forma como você estuda a palavra muda, a forma como  você cultua a Deus junto com a congregação muda também.
Hoje eu me alimento porque quero alimentar alguém, hoje eu escrevo ou canto porque quero edificar a vida de alguém, tudo que recebo de Deus eu quero usar como força de trabalho no reino dEle, hoje eu quero ser cheia do Espírito, mas quero também transbordar na vida de alguém.
Hoje eu vou a igreja, prestar meu culto a Deus, desfrutar da comunhão com os meus irmãos, mas nada disso faz sentido se eu não estiver fazendo discípulos.

Minha Razão de Viver é Multiplicar fazendo discípulos!

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Qual a razão da nossa existência?

Naquela época eu achava que se tivesse alimentos pros meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, fome de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim.
Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência. - Elza Soares

Esse foi um trecho tirado de uma página do Facebook, Elza Soares. O que me chamou a atenção nesse texto foi a explicação dada para a razão da nossa existência, pelo conteúdo do texto  seriaa resposta ter fome ou sempre buscar preencher um vazio existente dentro de nós.
Talvez você concorde com o que a Elza Soares disse sobre a razão da nossa existência ou talvez você prefira saber a resposta de Deus, nosso Pai Celestial para essa pergunta:

Qual a razão para nossa existência?

A Bíblia no diz que antes que o mundo viesse a existir Deus já pensava em nós, em Isaías 43:7 diz: "todo que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz".

Conforme está escrito em Isaías fomos criados para a glória de Deus, entretanto se olharmos bem para o versículo de Isaías entenderemos que o sentindo da nossa existência só será experimentado por aqueles que são chamados pelo nome Deus.

O significado da nossa existência está relacionado com a quebra da aliança existente entre o Deus Criador e a sua criatura, o ser humano, isso mesmo, tudo começa lá no Éden na desobediência de Adão e Eva.

A desobediência trouxe consigo a maldição do pecado e o pecado nos distanciou de Deus, o vazio ou a fome que o ser humano sente, essa busca desesperada por aceitação está relacionado com o fato de vivermos longe de Deus, esse vazio é a ausência de comunhão com o Pai Celestial, nós como seres criados sentimos falta do nosso Criador.
Esse vazio pode ser preenchido, e ele é preenchido a partir do momento que Deus envia o seu Filho Jesus Cristo para restaurar e reparar a aliança que foi quebrada por nós lá no início na criação do mundo, no Jardim do Éden.
Através do sacrifício de Cristo Jesus  somos ligados novamente ao Deus Criador, mas isso é só para quem crer, quem crer que Jesus é o Filho de Deus e que Ele morreu para nos salvar da condenação do pecado, que é a morte eterna.
Em João 3:16 está escrito que:
"Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

Portanto a razão da nossa existência é a glória de Deus, fomos criados para a glória dEle, e só teremos nossas vidas preenchidas e saciadas quando reconhecermos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, enviado por Deus para nos salvar.

Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca mais terá sede. " João 6:35.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Porque a sua bondade dura para sempre.


Louvo ao Senhor porque a sua bondade dura para sempre.
Louvo ao Deus Criador porque a sua bondade dura para sempre.
Com as suas próprias mãos me formou porque a sua bondade dura para sempre.
Louvo a Jesus Salvador porque a sua bondade dura para sempre.
Perdida eu estava mas Ele me encontrou, porque a sua bondade dura para sempre.
Louvo a Luz da minha vida, porque a sua bondade dura para sempre.
Da escuridão do meu pecado Ele me tirou,porque a sua bondade dura para sempre.
Cada pedaço do meu ser Ele restaurou, porque a sua bondade dura para sempre.
Louvo ao meu Pai Celestial, porque a sua bondade dura para sempre.
Mesmo sem merecer Ele me fez como a sua filha, porque a sua bondade dura para sempre.
Louvo ao Deus de Amor, porque a sua bondade dura para sempre.
Pagou um alto preço por mim, porque a sua bondade dura para sempre.
Muitos são os feitos de suas mãos, porque a sua bondade dura para sempre.
Tais feitos não cabem neste papel, porque a sua bondade dura para sempre.

Texto inspirado no Salmo 107.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

O leão e o leviatã.

Esta manhã fiz minhas orações e em seguida fui fazer a minha meditação na palavra do Senhor, o livro que estou lendo atualmente é o livro de Salmos e hoje estava meditando no Salmo 104.
Separei deste Salmo alguns trechos:

1) Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento.
Nasce o sol e logo se acolhem, e se deitam nos seus covis.
Então sai o homem à sua obra e ao seu trabalho, até à tarde. Salmos 104:21-23

O estilo de vida retratado pelo salmista neste versículo pode parecer diferente dos dias atuais, porém não é. 
Tanto o homem como o leão buscam em Deus o seu sustento, este Salmo inteiro exemplifica a soberania de Deus sobre toda a criação, tudo foi feito por Ele e todas as coisas necessitam dEle para trabalhar e para viver (v.29), nada acontece sem a permissão dEle.
Uma outra coisa me chamou muito a atenção ainda nesse trecho, o leão sai a noite para caçar e o homem sai de dia para trabalhar.
Meu pai dizia que a noite é dos bichos, é logico que aqui na cidade ninguém pensa assim, porém a noite continua sendo cheia de perigos, o leão brama por sua presa na cidade e ele usa escuridão da noite para o seu propósito. (1Pedro 5:1)
Os bares, os bailes, as boates e outros. Quantos são os ambientes criados por Satanás para atrair as suas presas. A maioria das coisas ilícitas são realizadas a noite, o ladrão quando sai para roubar prefere a noite para realizar o seu feito.
É na noite que muitos jovens se perdem, se distanciando do Criador, são seduzidos pelos prazeres e ficam cegos, não enxergam o perigo ao redor. E infelizmente muitas vidas são ceifadas pelo leão.
A noite aqui simboliza um lugar onde não devemos estar, pois estes foram criados como armadilhas.

2) Todos esperam de Ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Salmos 104:27
Jesus disse em sua palavra que não devemos andar inquietos pois Deus sabe de todas as nossas necessidades. (Mateus 6:28-32)
Toda a criação manifesta a glória de Deus e Ele dá a cada um dos seres feitos por suas mãos o devido sustento e não é diferente conosco, entretanto nós devemos confiar em sua providência.
O tempo oportuno aqui não retrata apenas o tempo de Deus, retrata também o tempo oportuno para se fazer algo.
De dia o homem sai para trabalhar e mesmo estando em um ambiente propício, o homem encontra perigos.
Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes.
Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. - (v.25,26)
Veja que o salmista traz aqui três figuras importantes, o mar, os navios e o leviatã.
O mar é o ambiente no qual o homem está para trabalhar, logo o navio representa o meio usado pelo homem para o seu sustento e o leviatã é o monstro marinho esperando pelo momento oportuno.
Vejam agora o perigo não se apresenta de forma sedutora, porém ele está escondido nas profundezas do mar esperando um momento oportuno para nos tragar.
O mar pode ser a nossa casa, o local de trabalho, a nossa igreja. Não importa o ambiente em que estamos tudo o que o inimigo espera é um vacilo nosso.

3) A minha meditação ao seu respeito será suave; eu me alegrarei no Senhor. Salmos 104:34
Na minha bíblia o Salmo 104 é intitulado da seguinte forma: A glória de Deus é manifestada na criação e na conservação de todas as coisas.
Grandes lições são aprendidas com a criação de Deus através da observação, essa não é apenas uma ferramenta usada em pesquisas cientificas, o principio da observação também é bíblico, entretanto as observações possuem um propósito, que é a glória de Deus.

Quero destacar aqui duas palavras chaves, meditação e suave (v.34). Podemos notar aqui que existe uma relacionamento entre o salmista e Deus, de forma que ele louva ao Senhor pelas lições aprendidas, e por causa dessas lições ele fala que a sua meditação a respeito de Deus será agradável.
O leão é conhecido como o rei da selva e o leviatã ( trata-se de um monstro marinho) como o rei dos mares, essas duas figuras representam poder e nós não podemos subestimar, temos que estar vigilantes, apesar do perigo da noite e dos perigos escondidos no mar, Deus está no controle de tudo e por reconhecer esse controle o salmista descansa em Deus,

Quero ainda trazer para nossa reflexão, alguns questionamentos:
Por que que o leão e o homem não estão inseridos no mesmo ambiente? E por que que o homem e o leviatã estão no mesmo ambiente?
O leão e o homem estão em contextos diferentes, o leão está inserido na noite e o homem está inserido no dia. Já o homem e o leviatã estão compartilhando o mesmo ambiente que é o mar.
A noite ela não simboliza apenas um ambiente inadequado para o discípulo de Cristo, mas também simboliza o seu despreparo. Quando o salmista traz a figura do leviatã ele traz também o mar e o navio.
O homem vai ao mar para pescar, e ele vai a esse mar preparado, ele vai em seu navio. O navio aqui representa  a palavra de Deus, note que o leviatã não vive em águas rasas de forma que o discípulo precisa ir as águas profundas, não dá para pescar em águas profundas dentro de uma canoa é preciso estar em um navio.
Desconstruindo um pouco o que apresentei no texto anteriormente, e fiz dessa forma propositalmente, quero trazer agora um conhecimento mais profundo.
A questão não é ambiente e sim o quanto estamos preparados para enfrentarmos os perigos do dia a dia. O homem sem o conhecimento da palavra de Deus fica a deriva no mar, a mercê das armadilhas preparadas pelo leão, quando o homem busca conhecer mais a Cristo e se aprofundar nEle, então ele se vê protegido em Deus, ele navega nesse mar, mas agora como um pescador, agora ele está em um navio, agora ele entende que não é apenas uma questão de ser seduzido ou não, mas sim uma questão de relacionamento com Deus. O leviatã está observando apenas, ele aguarda um vacilo desse discípulo para poder devorá-lo, ele espera por um momento, cabe a nós a decisão de dar oportunidade ao inimigo ou não. O Leviatã é o mau e este mau se encontra também dentro de nós, este mau é o nosso pecado, não é o diabo que nos afasta de Deus, mas as nossas decisões que não reconhecem Deus como Criador de todas as coisas, que não reconhecem Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador de nossas almas, o Leviatã é um inimigo que nós não podemos vencer, o Leviatã é a morte e também é Satanás.
O salmista termina o seu salmo bendizendo ao Senhor, louvando ao Senhor, pois Deus é poderoso e não há força maior do que Ele, todas as coisas estão debaixo da sua poderosa mão inclusive o leão e o leviatã.

Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?" O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 15:55-56)


Até o próximo post. 

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Assim como Elias

Você já deve ter lido e ouvido muita coisa a respeito de Elias e Eliseu, a história desses dois é um exemplo de discipulado.
Quero ressaltar aqui alguns pontos que eu considero chaves nessa história, falarei apenas da relação de professor e aluno, líder e liderado, mestre e discípulo.

1) Elias priorizava a obra do Senhor e sabia que ela deveria continuar, mesmo se ele não pudesse fazê - lo. Ele tinha uma preocupaçao genuína com o futuro de Israel, lembre se Elias estava jurado de morte por Jezabel.

Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". I Reis 19:10

2) Elias buscava por um sucessor.
É verdade que Elias no momento de sua perseguição estava triste a ponto de preferir morrer, mas também é verdade que Elias buscava por alguém entre Israel que fosse zeloso pelo Senhor. Após os seus questionamentos Deus direciona Elias até Eliseu.
Quantos de nós estamos dispostos a buscar por um sucessor?
Um sucessor é diferente de alguém que faz parte da equipe, um sucessor é aquele que na equipe treinamos e preparamos para ser líder em nosso lugar.

3) Elias não chamou a qualquer um, mas sim àquele que Deus o direcionou a chamar.

4) Elias é um mestre generoso para com Eliseu.
Elias não trata Eliseu apenas como um aluno, mas sim como um filho e tudo o que ele pôde ensinar e passar para Eliseu ele ensinou! Elias sabia das dificuldades da luta e treinou Eliseu tanto em coisas espirituais como também naquilo que é concernente a vida prática.
Elias chamou Eliseu para andar junto com ele, lado a lado, tenho certeza que Eliseu aprendeu muito com o seu mestre apenas pelo processo de observação.

Poderia ficar aqui escrevendo horas e horas sobre esses dois, mas irei me limitar a apenas nesses três pontos.

Durante a minha caminhada cristã vi muitas pessoas se sentindo sobre carregadas na obra do Senhor e eu também me senti assim algumas vezes.

Algumas coisas aprendi com Elias:
- Pedir ao Senhor por pessoas que me ajudem.
- Não fazer cadeira cativa.
- Sempre compartilhar conhecimento.
- Chamar por pessoas que Deus escolheu para serem "Eliseus".