sábado, 25 de julho de 2015

Interpretando Música: Raridade.

Antes quero dizer que a música é linda e inspiradora, Anderson Freire sempre foi um excelente compositor e suas letras são recheadas de muita emoção.
Hoje o Interpretando Música vem com uma crítica, não a música em si, porém a forma como as pessoas em geral a interpreta. Já vi essa um música sendo usada para homenagear  pessoas e também para digamos " tirar pessoas da deprê", sei que existe uma linha de raciocínio e também preocupação de diversos pensadores, pastores, músicos, blogueiros entre outros, relacionada inúmeras músicas que só falam do "eu", porém não quero tratar disso, quero refletir com vocês de forma mais detalhada sobre a proposta desta música. Let's go!

Raridade.
Algo que não é comum, que não acontece frequentemente.

Não consigo ir além do teu olhar, tudo o que eu consigo é imaginar a riqueza que existe dentro de você.
Em Jeremias 17:10, Deus nos revela que Ele é o único capaz de avaliar o ser humano com inteireza e justiça, logo, ninguém além dEle poderá fazer isto. Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins...

O ouro eu consigo só admirar mas te olhando eu posso a Deus adorar, sua alma é um bem que nunca envelhecerá.
Aqui eu poderia fazer várias e várias citações bíblicas sobre como as nossas vidas são usadas como instrumentos nas mãos de Deus para aproximar outras pessoas a Ele (essa é a nossa missão), é claro que o compositor retrata isso de uma forma mais poética e também emocional, afinal de contas poesia e emoção andam juntas.

O pecado não consegue esconder a marca de Jesus que existe em você o que você fez ou deixou de fazer não mudou o início, Deus escolheu você.
Será mesmo que essa música não possui embasamento bíblico? Deus nos amou antes da fundação do mundo, e o selo que Espírito de Deus está em nós, porque Ele assim quis.

Sua raridade não está naquilo que você possui ou que sabe fazer, isso é mistério de Deus com Você.
Diria que essa parte da música é um tanto apelativa, porém quem aqui consegue explicar o amor de Deus para o pecador?

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor, não chore se o mundo ainda não notou, já é o bastante Deus reconhecer o seu valor.
Posso dizer que esse trecho da música merecia umas alterações, pelo único motivo não existe valor algum em nós, Deus é quem liberalmente e voluntariamente decidiu nos amar, fora do amor dEle não temos valor, só temos algum valor se o amor dEle estiver derramado em nós. Eu compreendo o que o compositor tentou expressar nesse trecho, aqui ele faz comparativo com o "mundo" que nos despreza.

Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir se você desistiu, Deus não vai desistir, Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair.
Outro trecho que na minha opinião que deveria ser alterado, em Isaías 13:12 diz: Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir, sugiro que leiam o capitulo 13 de Isaías todo. Para entender melhor esse texto tive que pedir ajuda ao meu pastor para interpretar a passagem, então vou transcrever o que ele me explicou:


" olhando o contexto como um todo a ideia principal é que o homem será coisa rara, ou seja, diante da destruição dos soberbos, ímpios, malfeitores e os arrogantes poucos sobrarão e estes poucos q sobrarem serão raros ou preciosos como o ouro de Ofir - uma espécie de ouro de altíssima pureza. Portanto, a destruição da impureza fará aparecer homens de valioso quilate." 


Somos precisos para Deus?  É claro que sim, mas não por nós mesmo e sim por Ele, isso meu querido se chama graça, e graça é um favor não merecido, logo, não há nenhum valor em nós para sermos reconhecidos por Deus.

Desculpe Anderson Freire mas tenho que concordar que nessa música tem muito "eu", é verdade que o mundo despreza o ser humano, é verdade que o mundo não tem amor, porém esse mundo que tanto falamos é o nosso pecado, somos pecadores, mas mesmo assim Deus decidiu nos amar.

A única raridade que reconheço nessa música é o amor incondicional de Deus, e esse amor é mais puro e valioso que o ouro de Ofir.

Poderá gostar também: Interpretando Música: Deus proverá.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Os equívocos sobre o Espírito Santo.

Em minhas leituras pela internet e também na minha convivência diária, muitos são os equívocos cometidos em relação à pessoa do Espírito Santo.
Tenho que confessar que em determinados momentos fico incomodada quando leio ou quando ouço pessoas usando o Seu nome para respaldar os seus devaneios ou argumentações sem embasamento bíblico.
Fico chateada mesmo quando simplesmente colocamos tudo na conta do Espírito Santo de Deus, é verdade que as ações dEle são inexplicáveis, mas vamos combinar por que que o Espírito Santo iria pedir alguém para imitar um lobo, ou sair rodopiando pelo templo? Não dá para entender isso, de jeito nenhum! Onde está isso na bíblia? Mas ainda existem os casos que são tão absurdos quanto, por exemplo:
Quando estamos com mágoa de alguém, e usamos a palavra do Senhor apenas nos aspectos que nos interessa, “mas isso não vem de mim não irmão, foi o Espírito de Deus que me incomodou” em geral as palavras só servem para apontar o erro do outro, e não o nosso. Volto a perguntar onde está escrito isso na bíblia?!
Mas acredite, a coisa pode ficar ainda pior, sabe quando estamos fazemos algo que não temos certeza que é certo? Aí dizemos; Ah isso é coisa do espírito santo. Falamos que a ação é dEle para validar aquilo que estamos fazendo porque não queremos ser contestados, esse comportamento é o mais preocupante. Muitas pessoas se calam simplesmente porque alguém usou o nome dEle: "Ah não sei te dizer algo estranho aconteceu comigo, o irmão tem que acreditar que fui usado pelo espírito de deus". 
Por isso que não me surpreendo com algumas notícias nos jornais, repare sempre estão usando o nome dEle para validar atitudes erradas, lembra daquela notícia do pastor que abusou sexualmente uma adolescente? Lembra daquela irmãzinha fofoqueira que fala que teve uma revelação? Revelações essas que acabam com casamentos, amizades, famílias e as vezes minam uma congregação inteira., adivinhem só foi tudo obra do espírito santo, será? Só que não!

Mas acreditem a coisa não pára por aí não: Que o Espírito Santo é o nosso amigo e está conosco em todos os momentos é a mais pura verdade, porém já vi casos de pessoas usarem esse argumento de forma soberba, como se Ele fosse um objeto a se ostentar, é como se o cara fosse a quarta pessoa da trindade entende rsrsrsrs. Infelizmente encontramos muitos desses "seres altamente iluminados" por aí. Ô complicação Senhor, Jesus crying!

Não estou querendo aqui ser uma cética, eu acredito no Espírito de Deus e no seu poder, e sei que nem sempre é possível entendê-lo ou explicá-lo, porém existem ações que são fáceis de entender, ou porque Ele quer ou porque não são ações dEle, são atos humanos que não possuem ligação nenhuma com Ele
Temos que entender que Espírito Santo trabalha como, onde e quando  Ele quer, e não irá de forma nenhuma apresentar ações que estejam fora do caráter de Cristo, o que quero dizer com isso, Ele sempre está em conformidade com a palavra que já nos foi revelada, lembre-se Deus não se confunde!

Mas como saber se ação vem do Espírito ou não? Basta analisar se tal ação transmite uma verdade cristã, se a coisa está muito confusa, feita de qualquer maneira, sem muito esmero, sem busca de aperfeiçoamento, se o irmão está se gabando muito ou querendo aplausos paras suas ações, então desconfie.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22.


Como pode a árvore se comportar de forma contrária aos frutos que ela mesma produz? Pense nisso!