sábado, 23 de maio de 2015

Interpretando Música - Deus Proverá


Já algum tempo que venho pensando em começar a escrever sobre esse tema, já não é novidade para ninguém que eu amo música e amo muito mais quando ela vem acompanhada de uma bela poesia. Umas das coisas que tem me preocupado muito no contexto da igreja evangélica atualmente é a questão de interpretação de texto, concorda comigo que isso não é apenas um problema musical mas também teológico e digo mais, social também, entretanto hoje, quero fazer uma interpretação de uma música no caso será a Deus Proverá, cantada pela Eyshila.

Gosto muito dessa música pois ela traz a minha memória, e creio que não só a minha, uma passagem bíblica que traduz fé e coragem. Em Gênesis 22 você verá uma importante passagem onde Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho primogênito, Isaque.

Subirei ao monte da adoração pra oferecer ao Senhor um sacrifício de louvor.
Umas das coisas que precisamos entender é que música é arte e arte sempre teve e sempre terá a famosa licença poética, lógico que a compositora da música não está afirmando que exista um monte da adoração ou que a adoração deve ser feita no monte, como falei essa música tem uma associação com a passagem de Abraão e nessa passagem Deus pede a Abraão que ele vá a um dos montes de Moriá, ver 2.

O melhor de mim quero dar, vou reconstruir meu altar com pedras que não quebrem jamais
Ainda no ver. 2 de Gênesis note que Deus pede a Abraão seu único filho, e ressalta o filho que você tanto ama, ou seja, Abraão foi oferecer ao Senhor o melhor que ele tinha, Isaque. No contexto da música a compositora expressa o desejo de querer oferecer ao Senhor o melhor dela e muito mais do que isso, ela deseja também ofertar algo que não se quebre, algo que tenha firmeza, confiança, algo sólido.

Pedras que resistam ao vento, pedras que resistam à chuva. Porque na alegria ou na luta, eu vou louvar
Vejam que aqui há uma declaração de fidelidade, uma declaração de resistência, embora haja lutas, aflições, dificuldades a pessoa no qual está fazendo a sua oferta independente da situação na qual esteja, ela louva ao seu Senhor.

E o cordeiro, onde está? Jeová Jireh, Deus proverá
Retornamos então ao texto bíblico, Abraão de fato foi provado e colocou o seu filho para o holocausto, ele preparou e construiu o altar onde seu filho seria sacrificado e quando ele estendeu a sua mão para o golpe, eis que um anjo aparece impedindo tal ato e ao levantar o seu olhar eis que aparece um cordeiro preso no arbusto e Abraão chamou aquele lugar de " O Senhor Proverá".

"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14
"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14

"O Senhor proverá"
Gênesis 22:14
Minha vida, minha casa, meus problemas já estão no altar, Deus proverá.
Ele sempre tem uma resposta pra quem o clamar
Abraão sem duvidas era um homem de fé, colocado a prova, ele demonstrou ao Senhor que tudo que ele possuía estava confiado a Deus, sua casa, seu filho, sua vida, tudo estava debaixo da guarda e dos cuidados de Deus. Abraão era um servo obediente que confiava no seu Senhor.

Jesus não foi sacrificado em vão, o meu Deus tem solução pra tudo,em suas mãos.
Nos ver. 16 e 17, Deus abençoa a Abraão, pois Abraão não negou a Deus o seu único filho e nós sabemos que Deus também não nos negou o seu único Filho, Jesus, Este ao contrário de Isaque foi sacrificado como cordeiro, Este teve o Seu sangue derramado, Este sofreu morte de cruz, porém Este Cordeiro reviveu e o Seu sacrifício não foi em vão e Ele tem a solução de tudo em Suas mãos.
Composição: Eyshila ·

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Combatendo no Ambaí com a Armadura de Deus.

Hoje venho falar um pouco sobre a dificuldade que vivo no bairro onde moro, infelizmente a violência do meu bairro aumentou e muito como já foi exposto pelo RJTV à região de Ambaí, na Baixada, contabiliza 24 homicídios em um mês, diante dos inúmeros tiros que ouvimos durante as madrugadas pode se dizer que esse número seja maior.

O bairro de Ambaí e\ou Parque Ambaí, nem sempre foi alvo de notícias como essas, para ser mais sincera não me lembro de nenhuma outra notícia do bairro em um meio de comunicação como o RJTV, falo isso para que vocês entendam que o bairro realmente era pacato, tranquilo, o bairro Ambaí sempre foi um bairro rural, de gente simples, com hábitos simples, sempre enfrentamos dificuldades, como a maioria da população brasileira temos os mesmos problemas sociais, falta de  água, saneamento básico, educação e saúde.
Não busco aqui culpados, mas quero incentivar ações. Se tem uma coisa que existe mais do que salão de beleza no Bairro Ambaí, são igrejas.

Igrejas de várias denominações, grandes e pequenas, com culto aos domingos, sábados durante a semana tem até igreja aberta uma de frente para outra, em fim o que não falta no Ambaí são instituições que apregoam o evangelho, e como bem sabemos o inimigo não descansa, ele trabalha 24h sem parar.

Nós bem sabemos que a nossa luta não é contra carne e nem contra sangue.
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" Efésios 6:12

A pergunta que não quer calar, temos lutado? Estávamos vigilantes? Ou simplesmente estávamos acomodamos pelo fato de vivermos em um bairro tranquilo e pacífico? Sabíamos da violência que acontecia nas grandes cidades e dávamos graças a Deus por não ser aqui no bairro, esse pensamento já passou na minha cabeça e creio que na sua também.
Não quero aqui menosprezar o trabalho das igrejas nesse bairro, mas será que nós estamos realmente integrados com o nosso bairro? Como cristãos, fiéis seguidores de Cristo temos feito à diferença, ou estamos apenas frequentando templos e cantando músicas bonitas e rindo quando ouvimos uma “boa pregação" tipo aquele pregação de cheia de "graça"?

No texto de Efésios 6, Paulo nos descreve a armadura de soldado romano, e de forma prática a bíblia nos mostra algumas práticas de combate do crente, são as seguintes:

1- Busque força no Senhor e fortalecei-vos no seu poder;
2- Revista-se de toda armadura de Deus;
3- Fique firme;
4- Estejam preparados com a verdade, vistam-se  da couraça da justiça;
5- Tenham FÉ;
6- Tenha em vossas mentes a salvação de Cristo Jesus;
7- Use a espada do Espírito, que é a palavra do Senhor;
8- Calce vossos pés na preparação do evangelho da paz;
9- Ore, suplique e vigie com perseverança e faça isso por todos os santos, por todos os nossos irmãos em Cristo.

Precisamos nos apropriar melhor dessas importantes ferramentas de combate.

Motivos de Oração:
 Oremos pelas nossas crianças, adolescentes e jovens para que eles não se desviem do caminho do bem e não cedam as influências malignas.
Oremos pelos nossos familiares, irmãos, amigos e vizinhos que o Senhor Deus nos proteja com seus anjos guardando - nos em nossos lares, trabalhos e escolas.
Oremos por nossos irmãos na fé, oremos pelo líderes chamados por Deus nessa localidade que eles não desanimem, que eles tenham sabedoria e firmeza na condução do rebanho do Senhor.
Oremos por aqueles que estão de luto ou doentes, que por algum motivo foram feridos por essa violência que o Espírito Santo do Senhor os console.

Amor em ação:
Ore sem cessar.
Faça a diferença no bairro sendo serve fiel ao Senhor com o genuíno evangelho.

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Filhos da Luz e as Redes Sociais- Prejuízo à reputação pessoal.

Como havia dito no anteriormente separei um post só para falar sobre esse assunto, o Prejuízo a reputação pessoal, o motivo pelo qual dedico um post inteiro para esse tema, é porque esta pratica com certeza se encontra dentro do nicho evangélico. É um mal costumeiramente praticado, que achamos menos escandaloso e consequentemente passa despercebido.
 Mas antes de explanar mais a cerca do assunto tenho que confessar, eu sou culpada! Diante disso continuemos...
O prejuízo a reputação pessoal de alguém talvez seja um dos erros mais cometidos no meio evangélico se você ainda não se identificou tenho certeza que no final do post, irá.

Para abordar esse tema vamos refletir no seguinte texto bíblico que se encontra em João 7, pode ler o capítulo todo e sem preguiça. Posso dizer que amoooo essa passagem, que ousadia, que firmeza, que maravilha!!

No texto em questão você verá uma multidão, no nosso caso seria a rede social, perceba que nesse capítulo há muita conversa, muitas perguntas sem respostas e uma tentativa dos fariseus que a todo custo querem prender Jesus, os fariseus tentam acusar Jesus de alguma coisa.
No versículo 13 diz: "Todavia ninguém falava dEle abertamente por medo dos judeus"

Quantas e quantas vezes já não participamos de movimentos como esse, falamos o que não sabemos e compartilhamos o que não sabemos, dependendo do caso não "tiramos a história a limpo" por medo de retaliações, colocamos um monte de indiretas nas redes sociais que as vezes dizemos ser apenas um pensamento mas na verdade estamos nos referindo a alguém e não tratamos do assunto abertamente. Intrigas, fofocas, calúnias e mentiras vão se acumulando quanto mais ouvidos e bocas estiverem envolvidos o problema cresce ainda mais " Tens demônio? Quem procura matar-te?", "Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?", uma multidão levada por sopros sem firmeza nenhuma, com medo dos fariseus, ouviam a Cristo questionavam entre si o que Cristo falava mas temiam os fariseus.

Assim como nesse texto esses burburinhos, essa falação que é tão repreendida na bíblia acaba condenando pessoas que não nada fizeram por merecer. Quantas histórias na Internet tomam proporções enormes simplesmente por que eu e você damos créditos, curtimos, compartilhamos e comentamos.

Recentemente me mandaram uma foto de um casal dizendo que os mesmos eram sequestradores de crianças, perguntei a pessoa que me enviou se aquilo era verdade, ela disse que não sabia e estava apenas repassando, fico pensado e se não for? Aí uma pessoa está lá andando na rua e se depara com tal casal, vamos apedrejar, crucificar, chamar a polícia, vamos prendê-los, pega eles...


Não fique perdido na multidão, não fique perdido nas redes sociais. Assim como no tempo de Jesus ainda hoje existem pessoas que usam os meios sociais para causar burburinhos, fofocas ou para difamar alguém. Ah e não se coloque aqui como vitima porque nesse texto só existe uma pessoa sem pecados, Cristo. O que quero dizer é que diversas vezes nos comportamos como os fariseus, manipuladores de massa, eles não buscavam a verdade mas sim buscavam ter pessoas adeptas as suas próprias convicções, postamos a indiretas nas redes sociais e esperamos para saber quem vai curtir. compartilhar e comentar. É uma guerra velada onde ninguém assume nada, outros lavam as mãos e dizem não ter nada com isso, os fariseus continuam onde sempre quiseram estar e a multidão continua sendo apenas um massa de marionetes e sempre há alguém machucado e ferido na história e a culpa é de todos nós, mesmo que essa culpa não seja admitida por nós.


Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20
Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20
Tens demônio; quem procura matar-te
João 7:20

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:15-16
Em um Brasil em Trevas Seja Luz!